Muitas pessoas acham que quem faz feijão gostoso possui algum segredo. Na verdade, não existe muita técnica para preparar o feijão perfeito. O tempo de deixá-lo de molho e, posteriormente, de cozinhá-lo bem como os temperos adicionados são o resultado de um prato saboroso.

Quais os melhores tipos de feijão?

O feijão é consumido em diversas regiões do país, em inúmeras variedades e modos de preparo. O famoso “feijão com arroz” é consumido, principalmente, nas regiões Sudeste e Sul.

E os tipos mais usados (por conferirem o melhor caldo) são o feijão carioquinha e o preto – mais consumido no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais e em São Paulo, o carioquinha reina quase que absoluto, a não ser quando o assunto é feijoada. Nesse caso, o feijão preto é sempre o eleito.

Como preparar um feijão delicioso?

Caldo grosso e grãos quase desmanchando, mas ligeiramente al dente. Talvez esse seja o segredo! O feijão não vai direto da embalagem para a panela. É preciso separar antes!

Depois de separar as sujeirinhas, deixe-o de molho em água por 12 horas. Após esse período, escorra a água. Importante: deixar no remolho fará com que as toxinas do feijão (que causam estufamento e gases) passem para a água.

Como cozinhar feijão com caldo grosso?

Quantidade de água

O passo a passo propriamente dito é colocar o feijão na panela e colocar água até cerca de quatro dedos após cobrir o feijão. Coloque também uma folha de louro (ela é imprescindível para um feijão delicioso).

Tempo de cozimento

Um feijão deixado de molho por 12 horas precisa de bem menos tempo de cozimento. Dessa forma, cozinhar por 20 minutos na panela de pressão já basta. Após esse período, espere a pressão sair naturalmente, abra a panela e prove para ver se está bem cozido.

Temperos

Você pode usar bacon picadinho, linguiça calabresa ou paio em rodelas, além de alho para refogar. Outros temperos e ingredientes que podem ser colocados no feijão são: uma cebola inteira (para transferir o gosto), uma colher de chá extrato de tomate ou folhas de sálvia.

Caldo grosso

Sobre o refogado, jogue duas conchas grandes de feijão e da água do cozimento. Mexa e aperte os grãos com a própria concha. Feito isso, transfira essa mistura para a panela. Esse passo é o que fará com que o feijão fique com caldo grosso. Para finalizar, cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retire a folha de louro, acrescente cheiro verde picado e sirva a seguir.

Frigorífico Juliatto

O Frigorífico Juliatto trabalha com 11 linhas com mais de 80 produtos de altíssima qualidade em carne suína. Sempre seguindo rígidos padrões de qualidade, respeitando todas as normas do Sistema de Inspeção Federal, visando segurança nos ingredientes que você consome.

Clique aqui e saiba mais.