O correto gerenciamento de um estoque é uma das obrigações fundamentais para que um negócio consiga alcançar sucesso. Um exemplo que mostra a importância de desenvolver uma boa gestão de estoque é o setor varejista, pois, devido ao grande número de transações realizadas nessas empresas, qualquer deficiência no controle do estoque resulta em grandes perdas de receitas.

Gerir de forma negligente o estoque significa que, cedo ou tarde, a empresa passará por dificuldades em decorrência dos problemas com o armazenamento de mercadorias e produtos. Com isso, é provável que o negócio tenha que enfrentar quedas de receitas no caixa, perda de mercadorias devido ao prazo de validade, mudanças nos preços praticados para conter as perdas de receitas, e tudo isso acaba influenciando negativamente na satisfação do cliente.

Dessa forma, evitar desperdícios no estoque é importante não apenas para a administração do negócio em si, como, também, para entregar um melhor resultado à clientela. Perdas no estoque resultam em menos opções para os clientes e, se ele não encontra uma mercadoria no lugar de costume, então, logo migrará para a concorrência.

Como evitar as perdas no estoque

É fundamental que a equipe gestora consiga fazer uma previsão de demanda de acordo com as necessidades da empresa. Ou seja, por meio de um bom planejamento é necessário chegar a números realistas quanto à demanda da empresa em determinado período. Sendo assim, é preciso analisar a rotatividade de produtos e mercadorias, além de outros dados

Será muito mais fácil administrar um estoque e evitar desperdícios se os diferentes setores da empresa estiverem bem integrados. Com isso, a comunicação entre os setores é bem mais flexível e a informação flui da maneira correta. Portanto, será mais fácil coletar dados de vendas, saídas e entradas de produtos, obter informações relacionadas ao financeiro bem como qualquer outro parâmetro importante para auxiliar a gestão do estoque.

Um fator muito importante é a determinação de métricas para conferir o comportamento das mercadorias armazenadas no estoque bem como os resultados entregues pela gestão de estoque. Essas métricas são processos simples para acompanhar a baixa, bem como o registro de entrada de mercadoria.

O planejamento quanto à gestão do estoque também deve conter ferramentas para categorizar cada produto e mercadorias. Sem dividir os itens por categorias e fazer um registro de cada um deles será quase impossível manter a gestão do estoque. Fazer esse tipo de controle permite com que o gestor saiba exatamente o fluxo de saída e entrada de forma a registrar quais são as principais mercadorias em termos de números de vendas e quais aquelas que menos saem do estoque. Esses dois detalhes serão fundamentas na hora de abastecer o depósito.

Trazer soluções tecnológicas para a empresa também é algo fundamental nos dias de hoje e isso também pode fazer parte da gestão do estoque. Por isso, é importante automatizar tarefas de forma a obter resultados mais satisfatórios no combate ao desperdício de produtos. Possuir um sistema que registra uma baixa ou entrada automaticamente no estoque parece algo simples, mas é altamente eficiente e elimina uma grande quantidade de erros diariamente. Além disso, o mesmo sistema pode ter um controle quanto à data de validade de determinadas mercadorias, capaz de enviar notificações quando a data está aproximando-se. Logo, é possível traçar estratégias para aumentar a saída dessas mercadorias como, por exemplo, via promoções e assim evitar grandes perdas.

Por fim, outra dica importante é fazer inspeções regularmente para conferir se tudo está saindo como planejado. Mesmo que os números apresentados sejam os esperados, é sempre bom fazer uma visita ao estoque para confirmar que tudo está realmente saindo como planejado.

Frigorífico Juliatto

Para evitar perdas no estoque é muito importante adquirir produtos de boa qualidade. Por isso, quem precisa de carne suína no estoque deve optar pelo Frigorífico Juliatto. São mais de 50 anos servindo a melhor carne suína para os brasileiros. Uma variedade de cortes e uma linha completa que possui mais de 80 produtos à base de carne de porco são alguns dos diferenciais do Juliatto. Saiba mais aqui.