Quando se fala de carne suína, a variedade de cortes e processos envolvidos resulta em uma vasta gama de opções para o consumidor.

Dependendo da parte, as peças dali originadas compartilham algumas características e podem até confundir no momento de escolha. Esse é o caso de nomes como bacon, panceta e toucinho, que são produtos provenientes da barriga e parte do lombo do porco, mas que seguem caminhos distintos no momento do processamento. E, mesmo que possuam algumas semelhanças sensoriais, é nas diferenças que se encontra a melhor forma de aproveitá-los.

Na sequência é possível conhecer mais sobre como esses produtos são produzidos e em que preparos eles são preferíveis. Mas, antes disso, é necessário entender quais são as propriedades do lombo e da barriga suínas que tornam o bacon, a panceta e o toucinho tão apreciados pelo público brasileiro.

A barriga e o lombo do porco

Barriga e lombo suínos são peças que podem ser encontradas facilmente em seu estado natural, ou com adição de temperos, para preparos assados ou cozidos. Porém, elas também podem passar por etapas que modificam uma ou mais de suas características iniciais e que criam um produto novo. A maciez do lombo unida ao sabor suculento da barriga e uma porção de gordura cria um conjunto propício para criação de itens saborosos. Além disso, a pele dessas áreas é muito bem aproveitada, como será melhor explorado a seguir.

Toucinho

O toucinho é obtido a partir de uma mistura de partes magras do porco, como o lombo, com a pele retirada da barriga do suíno. Como o couro suíno possui contato com o tecido adiposo do porco, é uma peça bastante gordurosa, e, por isso, deve ser usada com moderação. Os preparos em que pode ser utilizado envolvem carnes de panela e molhos, além de poder ser apreciado cru ou frito. Também pode ser encontrado já salgado ou em seu estado natural – passado pelo processo de cura.

Uma curiosidade é que a gordura contida nele pode ser derretida, o que resulta na banha de porco, utilizada na culinária para substituição do óleo vegetal em diversos pratos. Outra alternativa é a produção de torresmo, produto proveniente da fritura do toucinho, sendo um petisco muito apetitoso e conhecido por ser crocante.

Bacon

O bacon é um dos produtos mais queridos e apreciados pelo sabor característico. O que pouco se sabe é que ele nada mais é que a versão salgada e defumada do toucinho. Podendo ser consumido como ingrediente principal ou secundário, sua versatilidade é uma de suas maiores vantagens na cozinha. O bacon pode ser frito, cozido, assado e grelhado, tudo depende do prato que será incluído.

Exemplos de seu uso vão desde o consumo com ovos mexidos no café da manhã dos estadunidenses até sua presença na feijoada dos brasileiros.

Panceta

Proveniente de parte da barriga do porco, a panceta é um produto que aparenta ser defumado, mas que na verdade não é. Isso porque ela é curada com sal, pimentas e condimentos muito aromáticos, como o alho e algumas ervas, o que a torna marcante ao olfato. Essa mistura de temperos reflete também no paladar, embora seu sabor leve e carnudo não a torne enjoativa.

panceta é muito utilizada como prato principal, com destaque para a versão pururuca, que torna sua parte externa crocante e semelhante ao torresmo. Também pode ser cozida, feita na brasa e até frita. Como acompanhamento serve para trazer maior sabor para pães recheados, espaguetes e risotos.

Frigorífico Juliatto

Para esses e outros produtos suínos de qualidade, o Frigorífico Juliatto está preparado para oferecer a melhor experiência ao consumidor. Isso porque são mais de 50 anos inovando e trazendo o que há de melhor da carne do porco para seu catálogo. Nele é possível encontrar desde embutidos até cortes selecionados, comprovando o compromisso da marca de estar sempre presente na mesa do brasileiro.

Para saber mais é só clicar aqui.