O molho barbecue, termo que significa churrasco em inglês, é originário do sul dos Estados Unidos. Como o próprio nome indica, seu uso mais tradicional é temperar carnes assadas na grelha, porém sua versatilidade permite as mais diversas combinações.
Com sabor agridoce e levemente defumado, o molho tem como ingredientes básicos: extrato de tomate ou ketchup, vinagre e açúcar. Também pode conter outros ingredientes como molho inglês, pimentas, fumaça em pó, bacon, cebola, alho, maionese e mostarda.
As receitas vão das mais simples às mais complexas, conforme a região dos Estados Unidos. Com a popularização do molho americano pelo mundo, surgiram ainda mais variações, agregando o toque da culinária de cada cultura.
Entre os alimentos que podem ganhar muito sabor e suculência com o molho barbecue estão as saladas, os legumes salteados, batatas fritas e anéis de cebola empanados. Também combina como acompanhamento de petiscos como batata chips e queijo cheddar.
O molho vai muito bem com carnes, é claro! Incluindo as carnes magras como peixe e aves, além das carnes bovinas e suína, principalmente a costelinha de porco.
Como usar o molho barbecue em carnes assadas
Além de ser versátil nas combinações, o molho barbecue também tem várias formas de uso na preparação de carnes. Veja a seguir:
Marinada
As versões mais líquidas do molho barbecue podem ser utilizadas em marinadas para carnes assadas, no forno ou churrasco. Basta preparar a marinada com os demais condimentos, deixando a carne imersa, descansando por algumas horas antes do preparo.
Basting
Essa técnica consiste em regar ou pincelar a carne com o molho barbecue, enquanto está assando, é ideal para manter a carne suculenta e agregar muito sabor ao alimento. Além disso, também deixa uma camada caramelizada e crocante na carne assada.
Cobertura
O molho barbecue também pode ser adicionado às carnes após assadas, nesse caso, o ideal é um molho encorpado e espesso. Deixando a carne molhadinha e saborosa!
Costelinha de porco com barbecue
A costelinha de porco assada com barbecue é considerada uma combinação perfeita, conheça algumas dicas para acertar na sua preparação.
Para começar, é importante pré-aquecer o forno a 180.º.
Faça vários cortes na camada de pele gordurosa presente nesse corte, isso facilita na hora de cortar e consumir, dando a impressão de uma carne “desmanchando”.
Prepare um tempero com açúcar, sal, pimenta calabresa, cominho em pó, páprica doce, alho e cebola em pó. Adicione refrigerante de cola, molho barbecue e misture bem.
Faça vários furos dos dois lados da carne, para facilitar que o tempero penetre no interior, espalhe o tempero por toda a carne, seja generoso.
Polvilhe açúcar mascavo nos dois lados da carne.
Embrulhe em três camadas de papel-alumínio – isso garante que a carne preserve a sua suculência.
Leve ao forno por cerca de uma hora para cada quilo de carne.
Depois abra o alumínio, sem desembrulhar a carne, adicione mais molho barbecue e retorne ao forno com o papel alumínio aberto por mais 40 minutos.
No momento de servir, adicione mais molho.
Pronto, agora é só aproveitar uma costelinha de porco com sabor e textura parecidos aos dos restaurantes.
Frigorífico Juliatto
A carne suína é rica em sabor e nutrientes, possui proteínas, vitaminas e minerais. Por esse motivo é considerada a carne preferida do povo brasileiro. Por isso, o Frigorífico Juliatto desenvolveu uma linha completa de produtos à base de carne suína, seguindo rigorosos padrões de qualidade da vigilância sanitária.
Experimente o sabor que está surpreendendo todo mundo e enriqueça sua dieta com sabor e segurança.
Clique aqui e saiba mais.