Para dar destaque a um prato servido, acertar na bebida que irá acompanhá-lo é a chave para tornar a refeição ainda mais especial.

Esse é o conceito por trás da técnica de harmonização, que utiliza as bebidas para realçar os sabores de um alimento a partir do contraste ou semelhança entre os dois. Além do emprego em receitas doces e queijos, é possível fazer uso dessa combinação para aumentar o potencial culinário de preparos envolvendo carnes.

A seguir estão 5 bebidas que, unidas aos cortes certos, harmonizam perfeitamente com a carne suína:

1) Vinhos

Por se tratarem de um conjunto que tem por característica a versatilidade, os vinhos apresentam um bom começo para quem busca começar a harmonizar pratos. Sobre a carne de porco, o vinho tinto é a melhor opção para aguçar os sentidos de quem está provando o prato, com destaque para os que possuem taninos suaves. Com relação ao tipo leve, ele serve para preparos com sabor mais delicado, como bisteca e lombo grelhados. Por outro lado, o vinho tinto encorpado servirá para carnes assadas e gordurosas, como a picanha ou a costela suína.

2) Cervejas

Outra boa opção de harmonização para servir com a carne suína é a cerveja, que traz boas alternativas para cada tipo de prato. Se o objetivo é acompanhar petiscos como linguiça defumada, torresmo e bacon, as categorias Rauchbier e Pilsen são preferíveis pelo aroma e sabor semelhantes. Já o tipo IPA é conhecido por ser mais amargo e é utilizado para realçar as características do pernil ou lombo assado. Porém, caso se esteja iniciando a arte de harmonizar comidas e bebidas, uma dica é apostar nas cervejas Red Ale, Amber Lager ou Stout, que combinam com qualquer parte do porco, em especial a costelinha e a panceta.

3) Cachaças

As cachaças são apreciadas na gastronomia muitas vezes por seu potencial de amaciar carnes quando utilizadas como ingredientes. Porém, pouco se sabe do seu potencial para salientar o sabor do prato fora da receita. Utilizando cachaças e aguardentes é possível criar drinks como caipirinhas, que unidos ao corte certo, aguçam todos os sentidos. Um exemplo é o uso da cachaça branca leve para acompanhar aperitivos, como o torresmo. Além disso, a cachaça envelhecida leve serve para preparos assados ou cozidos, como quando se faz uma feijoada repleta de cortes suínos, como joelho e orelha.

4) Sucos

Muito se engana quem acredita que apenas bebidas alcoólicas podem garantir uma excelente combinação com as carnes de porco. Além do mais, essa é uma oportunidade para incluir as crianças no momento de apreciação dos efeitos da harmonização de pratos. Nesse caso, o recomendado é investir em sucos que possuam acidez, como o suco de limão, laranja ou abacaxi, que geram contraste com os sabores suínos e que muitas vezes são utilizados em marinadas por esse mesmo conceito. Com relação aos preparos que mais se aproveitam dessas características, o destaque vai para os grelhados e assados, como a bisteca, lombo e costela.

5) Champagne e Espumantes

Para momentos mais sofisticados, como comemorações de grandes conquistas, é comum um brinde com uma taça de champanhe ou espumante. Além desse momento especial, a bebida pode se mostrar muito útil na hora da refeição. Isso porque, ao juntar a leveza e acidez do líquido com as características presentes na carne, é possível levar a degustação para outro patamar. Esse é o caso da combinação entre espumantes que utilizam a uva Chardonnay e possuem taninos mais suaves com preparos envolvendo salames ou outros cortes defumados, como linguiças e costelinha.

Frigorífico Juliatto

Uma forma de garantir ainda mais acerto na harmonização é utilizar bebidas de boa qualidade e cortes selecionados para a receita. Nesse último caso, o Frigorífico Juliatto está preparado para atender aos mais diversos tipos de preparos. Dentro do seu cardápio estão linguiças, salsichas, salames e uma linha temperada que é perfeita para quem busca praticidade na cozinha.

Para conferir todos os produtos que o Frigorífico Juliatto oferece basta clicar aqui.